Saberes e Sabores - Carnes, Fumeiro e Enchidos
Carnes, Fumeiro e Enchidos

As carnes são, inquestionavelmente, uma das grandes riquezas da região, não só devido ao património genético animal, mas também ao modo de produzir, beneficiando, aliás, de protecções europeias. Basto integra, na sua totalidade, a área geográfica de produção das DOP "Carne Barrosã" e "Carne Maronesa".
A carne de caprino viu também reconhecidas as suas qualidade e tipicidade, através da IGP "Cabrito das Terras Altas do Minho" (carne de cabrito das raças autóctones Bravia, Serrana ou seus cruzamentos), cuja gestão é assegurada pela Mútua de Basto (Agrupamento de Produtores) sediada em Cabeceiras de Basto.
O fumeiro tradicional, designadamente o produzido a partir do porco autóctone Bísaro, é também de qualidade superior, razão pela qual se estão a desenvolver esforços no sentido de preservar e dinamizar a sua produção e comercialização em cumprimento das normas europeias, já que a “matança do porco” tradicional, não o permite.
Para além das carnes mencionadas, com reconhecimento nacional e internacional, não podemos esquecer também os anhos (borregos) da raça local autóctone (Bordaleira do EDM) e os famosos “pica no chão”.

253662025 | 253662025